sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cultura é Currículo

Pensando em desenvolver uma das ações propostas na Meta 2 no que diz respeito a participar dos Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação (Cultura é Currículo), no dia 18/04 os alunos da 7ª série B, acompanhados pela professora Silene Aparecida Mota da Silva foram assistir ao espetáculo: Luciano Sallun  e Ricardo Mingardi (música), no SESC de Presidente Prudente, tendo como objetivo ampliar ao público estudantil, o contato com instrumentos de outras culturas e suas sonoridades.

Antes de assistirem ao espetáculo, a professora preparou os alunos para o que eles iam prestigiar, pois trabalhou em sala com a amostragem dos instrumentos musicais.

Saída da escola com destina ao SESC

Os músicos fazem parte do grupo Pedra Branca e durante as pausas entre as músicas explicaram e dialogaram com o público sobre os instrumentos e suas culturas de origem, bem como as relações com a cultura brasileira.




Quando chegaram, encantados com o que viram, foram passear pelo clube para explorar um pouquinho mais o passeio antes da apresentação.




Logo após foram se acomodando nas arquibancadas para esperar a apresentação começar.





Ao término das apresentações os alunos foram lanchar e aproveitaram par registrar o momento com um dos integrantes do grupo.




 Ao retornar, estavam alegres com o passeio, pois tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura da música e dos instrumentos musicais não tão vistos com frequência na sociedade.







Finalizando o passeio fizeram um relatório produzido pela sala sobre o que viram e o que sentiram deste passeio cultural (relatório em anexo).
De acordo com os Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação (Cultura é Currículo), no dia 16/05 os alunos da 8ª série A, acompanhados pela professora Sandra Regina Favareto Magro foram ao CEMAARQ (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da UNESP) de Presidente Prudente.



O CEMAARQ conta com aproximadamente 2500 peças de artesanato indígena, bem como de outras procedências obtidas através de doações, aquisições e disponibilização de coleções em comodato. Possui um acervo de aproximadamente 98.000 artefatos de pedra lascada, polida, cerâmicas e material malacológico, resultantes das pesquisas de campo, correspondente a duas populações diferenciadas, uma que teria vivido na região há aproximadamente 7.000 anos antes do presente, de coletores/caçadores que confeccionavam a pedra lascada, e outra, mais recente (aproximadamente1000 anos atrás). Que confeccionava artefatos de pedras polidas e de cerâmica, materiais estes que o CEMAARQ mantém sob sua guarda para pesquisa, manutenção e exposição, como podemos observar:





Desenvolvimento da aprendizagem por meio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular. 


Ao proteger e promover a cultura, mantemos a diversidade. As novas tecnologias e a rápida globalização estão aproximando as culturas como nunca antes. A diversidade cultural aparece com destaque a cada dia em novas mídias e telas das nossas sociedades mistas. Tal entrelaçamento traz enriquecimento, mas pode também alimentar mal-entendidos e ser usado como uma desculpa para rompimentos. Precisamos equipar as novas gerações com fortes competências interculturais para que elas possam aprender a viver juntos e aproveitar ao máximo a profusão de culturas.
 Dando continuidade às visitas do Cultura é Currículo, no dia 13 de junho os alunos da 5ª série A, acompanhados pela professora Lucilene Dundi Linhares foram visitar o Museu Histórico e Artístico Municipal “Manoel Francisco de Oliveira” de Alvares Machado.
O objetivo deste espaço é romper à expectativa de preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural para torna-lo mais educativo, atendendo as propostas pedagógicas das escolas. Diferentemente do que se pensava no passado, de que museu era apenas um lugar de guardar coisas antigas, hoje, deparamos com um sentido mais abrangente conferido ao espaço, tornando-o um local de pesquisa, estudo, educação e entretenimento.




Os alunos puderam observar objetos que fizeram parte da cultura local, bem como um pouco da história do povo Japonês que contribuiu para história do município de Álvares Machado.











   Parabéns aos alunos e professores que participaram do Projeto Cultura é Currículo pela dedicação, responsabilidade e compromisso. Graças a todos vocês fomos elogiados.


                                                                                            Nosso muito obrigada!


0 comentários:

Postar um comentário

 

Assine a nosso Email

Produção Site

iDesign | Facebook: Jader Felipe

Nossos Membros da equipe